Buscar
  • Carina Tomazzoni

Por que a iluminação artificial pode afetar o sono?



Nosso relógio biológico é regulado por dois hormônios. O cortisol durante o dia e a melatonina durante a noite.


O cortisol é ativado basicamente pela luz natural, que envia a mensagem para o nosso corpo de que é dia e devemos ficar despertos.

O comprimento de luz azul, presente na composição das fontes de luz artificial _ em maior e menor quantidade dependendo do tipo_ também emite essa “INFORMAÇÃO”.


Dependendo do tipo, intensidade, posição e tempo de exposição a essa luz á noite, nosso corpo pode “ENTENDER” que ainda é dia, atrasando o nosso relógio biológico e ATRAPALHANDO O SONO além de outros tipos de alterações no nosso organismo.


O lighting designer, ou especialista em ILUMINAÇÃO, leva isto em consideração na hora de projetar e especificar lâmpadas, luminárias e posições que menos impactam na saúde do seu sono.


#carinatomazzoniprojetosdeiluminacaointegrada #carinatomazzoni #projetosdeiluminação #iluminacaointegrada #caxiasdosul #luminarias #iluminação #iluminacao #projeto #projetoiluminacao #dicas #iluminacaobebe #iluminacaocriancas #bomsono #sono #relogiobiologico #ritmocircadiano #melatonina #cortisol

0 visualização
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 by CARINA TOMAZZONI  ... ALL RIGHTS RESERVED