Buscar
  • Carina Tomazzoni

Luz Fria, Luz Neutra, Luz Quente. Qual é a melhor?

Constantemente me perguntam qual temperatura de cor é mais “NATURAL”, ou seja, que corresponde a luz do dia. Minha resposta é com outra pergunta: - Sobre qual horário você se refere?



Isto porque dependendo da “altura do sol” a aparência de cor pode variar entre o dourado avermelhado até o branco azulado.


- Carina, pra não errar nos projetos de iluminação, é melhor utilizar temperatura de cor neutra? A resposta é um sonoro NÃO!!!


Cada projeto tem duas características individuais que precisam ser consideradas. Desde as que se referem aos seus usuários até as que dizem respeito a arquitetura do espaço, como superfícies, cores, ambiência e integração com a luz natural.


Além disso, consideramos ainda questões relacionadas á influência da luz artificial sobre a saúde do usuário na hora de especificar.


A luz quente, é sem dúvida é a minha faixa de cor preferida, por várias razões.


A primeira delas diz respeito ao fator emocional. A cor quente remete a acolhimento, a momentos especiais, luz de velas, por do sol e de maneira pessoal, como não gosto do frio, essa luz remete ao calor.


Essa também é minha escolha para a maioria dos projetos residenciais onde seu uso principal costuma ser no período noturno. Isto porque a temperatura de cor quente – desde que a fonte de luz corretamente escolhida – é a que menos atrapalha no nosso “RELÓGIO BIOLÓGICO”, este impactando em várias questões da nossa saúde.


#cordaluz #carinatomazzoni #projetosdeiluminação #iluminacaointegrada #caxiasdosul #luminarias #iluminação

1 visualização
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 by CARINA TOMAZZONI  ... ALL RIGHTS RESERVED